You are here

Já pode registar-se no Festival da Cidade URBACT 2018

16 May 2018

O URBACT convida-o a fazer o registo no Festival da Cidade URBACT 2018.

Nos dias 13 e 14 de Setembro, em Lisboa (PT), agentes urbanos, representantes eleitos e peritos urbanos de toda a Europa vão trabalhar em conjunto, discutir as conclusões de 20 Redes de Planeamento de Acção e celebrar o 15º aniversário do programa e a crescente influência das cidades como atores de mudança na Europa.

Durante o evento de dois dias, vamos partilhar histórias de renovação urbana enraizadas no intercâmbio URBACT e testemunhos do poder crescente das cidades para impulsionar a mudança.

As cidades são viveiros de inovação, ao criar soluções locais para os desafios globais de sustentabilidade, integração e resiliência que podem levar ao cumprimento bem-sucedido dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A taxa de progresso acelera-se quando as cidades trabalham juntas.

No URBACT, em iniciativas como o Pacto de Autarcas ou através de demonstrações na Capital da UE, as cidades mostram que estão a tentar melhorar, que estão abertas a aprender umas com as outras e que estão prontas para influenciar políticas nacionais e internacionais com práticas concretas a começar do zero.

Os participantes no Festival da Cidade terão a oportunidade de aprender diretamente com mais de 200 cidades, cujos resultados foram concebidos e testados pela primeira vaga de redes URBACT. As sessões presenciais no Páteo da Galé, principal local do evento, serão complementadas com visitas externas que permitirão aos participantes compreender melhor a cidade de acolhimento, Lisboa, e explorar diferentes aspetos do seu desenvolvimento recente. Através de sessões de trabalho, visitas a pé, painéis e um mercado informal de redes, você poderá absorver as tendências mais importantes de mudança para inspirar a sua própria cidade. Os embaixadores das redes irão procurar transmitir as suas próprias impressões sobre as formas como os resultados das redes URBACT podem ser utilizados imediatamente no terreno. E haverá uma noite de cocriação com artistas e ativistas locais para levar a energia de Lisboa ao coração do Festival.

Junte-se a nós para assistir a debates frutuosos e inspiradores, iniciativas inovadoras, experiências imersivas e à possibilidade de reinventar a sua cidade do futuro.

Como em todas as edições anteriores, o festival irá promover uma integração total com a cidade que nos acolhe - Lisboa! Cidade única e dinâmica, Lisboa oferece aos agentes urbanos práticas inovadoras e vibrantes e muitos casos de intervenções participativas. Vários palestrantes, artistas e ativistas irão mostrar os diferentes aspectos da sua renovação recente. O local principal do festival - Páteo da Galé - conta a história da cidade de Lisboa, enquanto as visitas a pé - um misto de safaris urbanos e sessões de trabalho interativas - vão dar aos participantes a oportunidade de descobrir várias partes da cidade, fora dos circuitos habituais.

Os "madrugadores" já podem garantir a sua participação no evento, registando-se e reservando os vôos e alojamento. Esteja ciente de que a procura de alojamento em Lisboa é muito forte nessas datas. Por isso, aconselhamos a fazer a reserva com antecedência, para ser bem-sucedido!