You are here

Perito em fundos da UE? Registe-se e faça o MOOC do Comité das Regiões!

11 January 2018

O novo curso gratuito online (MOOC) do Comité Europeu das Regiões (CoR) vai ter início no dia 15 de janeiro de 2018. Este é o terceiro curso que o CoR lança com o seguinte enfoque:"Como aproveitar ao máximo os recursos da UE nas regiões e cidades ". O MOOC fornece informações relevantes sobre políticas e programas atuais e futuros da UE, bem como ferramentas práticas e exemplos de oportunidades de financiamento disponíveis a nível regional e local.

O curso é gratuito e vai estar disponível na Iversity, uma plataforma de aprendizagem online.  Inclui vídeos, factsheets, infographics e debates em tempo real com perguntas e respostas dos participantes do curso. Durante as primeiras seis semanas (15 de janeiro a 23 de fevereiro de 2018), os participantes vão-se concentrar num tema específico por semana e avaliar o seu progresso de aprendizagem através de tarefas que lhes são atribuídas e de um questionário semanal.

O material do curso permanece online durante um ano.

O curso é organizado em conjunto por várias Direções-Gerais da Comissão Europeia, bem como pelo Banco Europeu de Investimento, Interreg Europe e URBACT.

Registe-se aqui para o MOOC e veja o vídeo de apresentação:

Estrutura do curso

Capítulo 1: Regiões e cidades da UE (15-19 Janeiro 2018)
Capítulo 2: O orçamento europeu: receitas, despesas, gestão e perspectivas (22-26 Janeiro)
Capítulo 3: Igualdade de oportunidades, onde quer que se viva – porque a UE investe na minha região (29 Janeiro-02 Fevereiro)
Capítulo 4: A dimensão social dos fundos europeus (05-09 Fevereiro)
Capítulo 5: Estimular a economia regional e local: financiamento e assessoria para investimento nas regiões e cidades (12-16 Fevereiro)
Capítulo 6: O futuro da Europa: opções e debates (19-23 Fevereiro).

Contribuição do URBACT

O URBACT contribui para o Capítulo 5 do MOOC "Estimular a economia regional e local: financiamento e assessoria para investimento nas regiões e cidades", que terá lugar de 12 a 16 de fevereiro. Este capítulo apresentará os principais serviços de assessoria e soluções de financiamento que a UE, principalmente através do Banco Europeu de Investimento, pode oferecer para estimular o crescimento económico em cidades e regiões, tanto para investimentos públicos como privados: serviços de assessoria para projetos inovadores ligados à agenda urbana, gestão de risco de desastres e recuperação pós-desastre, infraestruturas, PMEs e microfinanças. Também serão fornecidas informações importantes sobre o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI) e projetos urbanos inovadores ligados à Agenda Urbana.

Antes do curso, dê uma olhada na animação produzida pela Rede de Planeamento de Ação RetaiLink sobre a evolução do setor de retalho. RetaiLink reúne dez cidades europeias que se inspiram mutuamente, a fim de criar estratégias inovadoras que revitalizem o setor de retalho em cidades médias.

Veja também o vídeo Job generation for a jobless generation que faz parte do URBACT Capitalisation Workstreams com o objetivo de apresentar às cidades da Europa conhecimentos urbanos existentes e boas práticas, inclusivé sobre empregos para jovens nas cidades.