You are here

Primeiros resultados do concurso para Redes de Transferência

19 January 2018

Findo o prazo para apresentação de candidaturas de cidades premiadas com o selo Boas Práticas e que desejam liderar Redes de Transferência, as propostas estão neste momento a serem analisadas pelo Secretariado URBACT e por uma equipa de avaliadores externos.

Foram recebidas 44 candidaturas de 17 Estados Membros diferentes. A Espanha lidera o grupo com 11 candidaturas apresentadas, seguida da Itália e Dinamarca com 6 e 4, respetivamente. Outros Estados Membros, com mais de uma proposta, incluem Portugal, França, Suécia, Reino Unido, Holanda e Hungria.

Numa perspectiva temática, mais de um terço das propostas abordam a inclusão social como tema central, abrangendo tópicos como os migrantes, a habitação a preços acessíveis e o voluntariado. Facto a assinalar, mais de um quarto das propostas estão focadas em questões ambientais que, como tópico, geralmente estão subrepresentadas no URBACT. Propostas sobre o emprego e a educação foram escassas e o transporte sustentável não está contemplado.


O Comité de Monitorização URBACT irá tomar uma decisão, com base na avaliação dos peritos externos, a 4 de abril de 2018.


Foi um bom trabalho daqueles que apresentaram candidatura. Boa sorte!