You are here

Seminário "Pensar a Cidade" | 9 maio | Lisboa

09 May 2017
M T W T F S S
 
 
1
 
2
 
3
 
4
 
5
 
6
 
7
 
8
 
9
 
10
 
11
 
12
 
13
 
14
 
15
 
16
 
17
 
18
 
19
 
20
 
21
 
22
 
23
 
24
 
25
 
26
 
27
 
28
 
29
 
30
 
 
 
 

No próximo dia 9 de maio, o Ponto URBACT Nacional e o Fórum das Cidades (link is external) promovem o seminário Pensar a cidade: a dimensão urbana do desenvolvimento sustentável, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre as 10h00 e as 18h00, aberto a toda a comunidade cívica e prática envolvida e interessada em políticas de desenvolvimento urbano e local.

As cidades concentram hoje a maioria da população, das atividades económicas e da riqueza, sendo os lugares de maior potencial para a dinamização do crescimento económico e do emprego, da competitividade e da inovação. Não obstante, são simultaneamente os lugares onde mais se concentram complexos problemas ambientais e fenómenos de exclusão e polarização social, com consequências severas para a qualidade de vida dos seus cidadãos e para a coesão do tecido social. Este seminário reunirá decisores políticos e técnicos dos níveis europeu, nacional e local, numa reflexão sobre a dimensão urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável do espaço europeu e na coesão territorial, com particular atenção sobre a Agenda Urbana para a União Europeia e as experiências de cidades portuguesas no envolvimento em algumas das suas parcerias e em redes europeias de cidades URBACT III.

O seminário será aberto por S. Ex.ª Secretária de Estado de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos, e encerrado por S. Ex.ª Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e contará com apresentações de Olivier Baudelet, Chefe de Equipa de Políticas Urbanas da DG Regio, Comissão Europeia e de Emmanuel Moulin, Diretor do Secretariado do Programa URBACT, uma intervenção sobre regeneração urbana, e com três painéis de debate: dois, compostos por técnicos envolvidos em redes europeias URBACT, dedicados aos temas de economia e emprego local e de inclusão social e participação; um painel final, de discussão sobre a Agenda Urbana e o papel das cidades no desenvolvimento sustentável.

A participação é livre, mas a inscrição é obrigatória. Aceda ao programa e ao formulário de inscrição nas ligações seguintes:

PROGRAMA (link is external)| INSCRIÇÃO (link is external)

Para mais informações, contacte o Secretariado do Evento.