You are here

Todas as cidades são bem-vindas ao Festival da Cidade URBACT – registe-se já!

30 June 2017

A plataforma de registo está aberta para o Festival da Cidade URBACT, que se realiza entre 3 e 5 de outubro de 2017, em Tallinn, na Estónia! Cidades europeias de qualquer dimensão, inscrevam-se enquanto há lugares disponíveis – quer já estejam familiarizadas com o URBACT ou pretendam descobrir este programa europeu pela primeira vez.

Com o título “Boas Práticas – Melhores Cidades”, o festival reúne centenas de agentes urbanos e funcionários autárquicos interessados em melhorar as abordagens sobre o desenvolvimento urbano sustentável.

Os participantes irão descobrir as Boas Práticas URBACT recentemente premiadas, procurar potenciais parceiros para as novas Redes de Transferência e voltar a casa com novas ideias no que se refere ao melhoramento da vida nas suas cidades sem aumentar as despesas.

“ Isto não é uma conferência tradicional!”

O URBACT, programa europeu de aprendizagem e troca de experiências sobre desenvolvimento urbano sustentável integrado, ganhou uma vasta reputação no que concerne à organização de eventos que desafiam, unem e inspiram os agentes urbanos – e o Festival da Cidade URBACT, em Tallinn, não será exceção.

Os participantes serão conduzidos por um pacote programático de dois dias com trocas de experiências e encontros-surpresa. Para aqueles que chegarem no dia anterior à abertura oficial do festival, há visitas opcionais à cidade na tarde do dia 3 e uma cerimónia de entrega dos prémios Boas Práticas nessa noite, com a presença do presidente da autarquia de Tallinn.

Workshops, painéis de discussão e sessões de networking serão realizados no Telliskivi Creative City, um lugar com um espírito criativo único que faz igualmente parte do programa, tal como os oradores e as sessões.

Ideias para melhorar as cidades

As Boas Práticas URBACT que vão ser apresentadas no festival já foram experimentadas e testadas por cidades desde Aarhus, na Dinamarca, até Zaragoza, em Espanha. São soluções práticas que respondem a desafios diários, tais como as alterações demográficas, ambientais ou climatéricas, desemprego ou pobreza urbana. Estão todas disponíveis aqui, com os contactos dos profissionais diretamente responsáveis por elas (http://urbactcityfestival.eu/practice.html).

Quem pode participar?

• Todas as cidades que apresentaram candidatura ao concurso Boas Práticas
• Cidades de qualquer dimensão interessadas em juntar-se a uma Rede de Transferência
• Agentes urbanos, decisores políticos e representantes eleitos a nível local, regional, nacional ou internacional

Ao desenhar o evento, o URBACT teve em mente incluir cidades de todas as dimensões. O objetivo é proporcionar a cidades pequenas ou de média dimensão as luzes da ribalta muitas vezes reservada apenas a capitais.

O URBACT apela a que todos os participantes interessados se registem , enquanto há lugares disponíveis. Os lugares serão ocupados à medida que forem sendo reservados.

Aquilo que irá obter do evento depende daquilo que irá apostar nele. Com alguma preparação, participação entusiástica e alguns encontros inesperados, poderá trazer boas ideias para a sua cidade no sentido de melhorar as políticas locais”.

Siga as atualizações do #URBACTFest e as notícias do URBACT_GP nas redes sociais! Partilhe, diga que gosta e junte-se à comunidade online @URBACT.