You are here

Conferência "Greener Cities, greener Europe" | Bruxelas | 7 outubro 2019

Edited on

20 August 2019

Como é que a Agenda Urbana para a União Europeia pode aproximar a sustentabilidade dos cidadãos? A European Urban Knowledge Network (EUKN) está a organizar uma conferência para fornecer aos decisores políticos e outras partes interessadas o conhecimento obtido a partir das parcerias "verdes" da Agenda Urbana para a UE e apresentar (novas) perspectivas dos cidadãos em matéria de políticas urbanas ambientais

Quais são os principais dilemas quando uma cidade começa a implementar a Transição Energética? Como incluir desde cedo os efeitos sobre a qualidade do ar nos processos de planeamento urbano? Como é que as cidades se podem tornar mais compactas e, ao mesmo tempo, ambiental e visualmente atraentes? Como incentivar a participação das partes interessadas ao nível da cidade no processo de implementação de ações de adaptação ao clima? Como é que as decisões de mobilidade dos cidadãos podem ser influenciadas? Como é que a reutilização de edifícios e espaços pode contribuir para a economia circular?

A conferência EUKN "Cidades mais verdes, Europa mais verde: como a Agenda Urbana para a UE pode tornar a sustentabilidade mais próxima dos cidadãos" irá abordar estas questões e espera promover um intercâmbio frutuoso entre múltiplos intervenientes. Irá centrar-se especialmente no papel das autarquias locais e na participação dos cidadãos em relação à sustentabilidade, explorando o acervo da Agenda Urbana para as parcerias “verdes” da UE e as suas ações, dilemas, boas práticas e etapas planeadas.

Mais informações disponíveis aqui.