You are here

InC2 apresentada no CITIES Forum 2020

Edited on

07 February 2020

A Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), promovida pela Direção-Geral do Território (DGT), foi apresentada no evento europeu CITIES Forum 2020, subordinado ao tema Together we shape a sustainable urban future, que teve lugar na cidade do Porto nos dias 30 e 31 de janeiro e contou com cerca de 800 participantes.

A DGT deu a conhecer a InC2 a um público internacional e nacional de decisores e partes interessadas, no âmbito de uma sessão dedicada à governança urbana ao nível nacional, onde mais quatro países (Polónia, Roménia, Espanha e Itália) apresentaram iniciativas nacionais inspiradas no programa europeu URBACT. Esta sessão foi acompanhada pelo Secretariado URBACT, tendo o seu diretor, Emmanuel Moulin, destacado a importância da troca de experiências para a consolidação da coesão territorial, bem como a relevância do URBACT nesse processo.

A InC2 inspira-se no URBACT e na Agenda Urbana para a União Europeia, que têm granjeado sucesso entre os municípios portugueses, participantes em grande número nas suas redes e parcerias. O “método URBACT”, de reconhecido mérito e baseado numa abordagem integrada – envolvendo a cooperação entre os vários atores locais – será adotado pelas redes da InC2 para a concretização dos objetivos estratégicos de capacitação, capitalização e comunicação.

Esta iniciativa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática tem como objetivo apoiar e capacitar os municípios portugueses e as suas comunidades na transição para a economia circular, assumindo-se como um instrumento de implementação dos referenciais estratégicos nacionais para o desenvolvimento urbano sustentável. Irá financiar redes de cidades portuguesas através do Fundo Ambiental no quadro do objetivo “Transição para uma economia circular”, com uma dotação de 1,5 milhões de euros para um período de três anos.

Para mais informações, consulte as páginas Cities Forum 2020, URBACTe InC2