You are here

UIA: 2019 apresenta os primeiros resultados desta iniciativa

Edited on

18 March 2019

A selecção de 22 novos projectos no âmbito do 3º convite à apresentação de propostas e o encerramento da 4ª convocatória, com a submissão de 175 propostas de 23 Estados-Membros, é um momento importante na vida da Iniciativa UIA.

Com 55 projetos atualmente em desenvolvimento, cerca de 20 novos projetos a serem aprovados no âmbito da 4ª convocatória (cuja avaliação se encontra em curso), e apenas um convite final para apresentação de propostas (5º) a lançar em setembro de 2019, o foco da iniciativa vai movendo-se, de modo lento mas seguro, da seleção de novos projetos para o apoio aos projetos já selecionados, bem como no sentido de capturar e partilhar o conhecimento que esses projetos geram.

 

Estamos convencidos de que as cidades UIA podem inspirar e dar uma contribuição valiosa para a riqueza existente sobre o conhecimento urbano em duas dimensões interligadas.

Por um lado, poderão contribuir para debates políticos mais amplos em áreas temáticas específicas, demonstrando que são necessárias abordagens e parcerias ousadas para alcançar objetivos ambiciosos, como a redução da pobreza urbana e segregação ou da poluição atmosférica.

Por outro lado, também irão gerar conhecimentos muito práticos sobre a implementação de projetos inovadores e complexos e como superar os desafios operacionais, tais como contratos públicos, reorganização de equipas municipais ou avaliação de impacto.

Essas são as duas dimensões que guiam os peritos UIA no trabalho de capturar o conhecimento gerado pelas cidades UIA durante a fase de implementação. As suas publicações semestrais analisam esses aspetos e representam uma grande fonte de informação sobre o que está a acontecer no terreno.

Com um conjunto rico de experimentações que acontecem nas cidades UIA em toda a Europa, agora é a hora da Iniciativa UIA começar a reunir as experiências de vários projetos, tirar as primeiras lições, gerar novos conhecimentos e partilhá-los com um público mais vasto. 

Os próximos meses serão particularmente ricos em eventos e workshops que a UIA está a coorganizar:

»»» 16/17 de maio - Economia circular: 4 dos 8 projetos UIA que se debruçam sobre Economia Circular (Maribor, Ljubljana, Antuérpia e Heraklion) vão apresentar as suas soluções e discutir as primeiras lições na Circular Change Conference, em Maribor

»»» 6 de junho - Habitação: a Iniciativa UIA e a Grand Lyon Metropole promovem um evento no âmbito do International Social Housing Festival organizado em Lyon pela Housing Europe. Alojado no sítio do projeto UIA de Lyon (L'Autre Soie), o evento irá oferecer aos participantes a possibilidade de aprender mais sobre os diferentes projetos UIA com foco na habitação, descobrir o rico ecossistema de atores locais já ativos  e aproveitar as atividades sociais planeadas (comida, música)

»»» 12/13 de junho - Integração de migrantes e refugiados: em estreita cooperação com o grupo de trabalho da Eurocities, as 4 cidades UIA que trabalham no tema (Antuérpia, Bolonha, Utrecht, Viena) estão a organizar um seminário de dois dias em Antuérpia. Com o apoio dos peritos UIA, elas identificaram quatro questões transversais que vão ser apresentadas e discutidas no evento. Os participantes vão fazer uma visita ao projeto UIA CURANT em Antuérpia. Os peritos UIA vão elaborar, durante o evento, um documento que irá resumir as 4 questões e juntar os principais comentários

»»» 8-11 de julho - Alterações climáticas: como ponto de partida para uma cooperação promissora com 100 cidades resilientes, vamos organizar um workshop com as 6 cidades UIA que trabalham em alterações climáticas (Amsterdão, Barcelona, ​​Grande Manchester, Paris, Riba Roja de Turia e Sevilha) durante a Urban Resilience Summit de 2019, em Roterdão. Esta será a primeira oportunidade para conhecer esses projetos e as suas abordagens radicais, bem como para se conectar a outras iniciativas interessantes

»»» Outono/Inverno: vamos estar presentes na Semana Europeia das Regiões e dos Municípios (provavelmente com um workshop sobre Economia Circular e um outro sobre o 5º convite à apresentação de propostas), bem como no Cities Forum que a Comissão Europeia está a organizar no Porto, em janeiro de 2020. Também estamos a explorar outras oportunidades de reunir projetos UIA que trabalham em Mobilidade e Qualidade do Ar.

O ano de 2019 também será o do lançamento de uma importante atividade de capitalização UIA sobre Avaliação de Impacto. Em breve recrutaremos peritos externos que nos vão ajudar a entender como as cidades UIA estão a conceber e realizar as suas atividades de acompanhamento e avaliação. O objetivo é identificar práticas interessantes e inovadoras que possam ser apresentadas como fontes de inspiração para outras autoridades urbanas. O processo vai durar mais de 1 ano e irá oferecer a oportunidade de partilhar soluções intermédias e finais e de se ligar a outras iniciativas importantes nesse campo (por exemplo, SDG etc.).

Os próximos meses vão ser extremamente ricos em atividades de capitalização e disseminação. Vamos publicar regularmente no nosso sítio informações detalhadas sobre todos os eventos e atividades mencionadas acima (incluindo agendas detalhadas e links para registo).

Fique atento! Esperamos que se junte a nós e às cidades e peritos UIA nos próximos eventos!