Uma perspetiva sobre a participação de Bragança na Rede de Planeamento de Ação Find Your Greatness (FYG APN)

Edited on 05/04/2023

Esta série de artigos é sobre a participação das cidades na Rede Find Your Greatness, com enfoque especial nos desafios estratégicos de desenvolvimento de cada cidade, o posicionamento estratégico da sua marca, os objetivos do Plano de Ação Integrado, as principais ações relacionadas com o PAI, o papel e atividades dos GLU na cocriação do PAI e os benefícios em participar na FYG APN.

Cada artigo é uma "radiografia" bem definida das atividades do projeto Find Your Greatness, bem como dos resultados. A estrutura de cada artigo é muito rígida, a fim de abranger apenas o essencial e a ser lido em menos de 3 minutos.

1. Os principais desafios estratégicos de desenvolvimento da cidade

Os principais desafios estratégicos de desenvolvimento para Bragança são: atrair jovens, casais e famílias jovens; estimular o empreendedorismo, indústrias inovadoras e criativas e serviços que gerem emprego; ligar o desenvolvimento da cidade e do território do município (aldeias, povoações, etc.); e reforçar a coesão e o espírito comunitário.

2.  Posicionamento estratégico da marca

Bragança tem uma logomarca, que é amplamente utilizada para promover a cidade. Para além disso, Bragança lançou recentemente a campanha "Bragança. Naturalmente!". Esta campanha aposta nas singularidades naturais do concelho para atrair turistas nacionais e convencê-los a permanecer mais dias neste território. Como parte desta campanha, foram produzidos vários vídeos que promovem as atrações locais, com ênfase na natureza, património, tradições e gastronomia. Adicionalmente, no contexto do projeto FyG, Bragança pretende atualizar a estratégia de branding, desenvolver uma estratégia de marketing e comunicação através da utilização de soluções inteligentes, e propor atividades e medidas políticas que criem uma imagem positiva e concretizem a visão da cidade para Bragança.

3. Objetivos do PAI

A cidade de Bragança definiu como objetivo geral do PAI "trazer mais famílias jovens para Bragança, o que terá um impacto positivo no futuro ao trazer investidores, que encontrarão uma mão-de-obra mais qualificada na cidade".

4. Principais ações do PAI

Para alcançar os objetivos do PAI, Bragança propôs várias ações a serem implementadas nos próximos anos. As 3 ações principais são as seguintes: Dinamizar o turismo e as atividades baseadas na experiência em Bragança; Valorizar e promover o património cultural e industrial de Bragança; Reforçar a promoção do Espírito Comunitário de Bragança.

5. O papel e as atividades do GLU na cocriação do PAI

O núcleo do GLU desempenhou um papel importante no desenvolvimento do PAI e contribuiu para a definição de objetivos, atividades e grupos-alvo específicos do PAI de Bragança. Além disso, o núcleo do GLU tem estado envolvido na proposta de ações relacionadas com os desafios políticos atrás referidos (ações de promoção da marca, ações de marketing, ações de promoção do espírito comunitário, etc.).

6. Os benefícios de participar na FyG APN

A participação na FyG APN no âmbito do Programa Urbact proporcionou diversos benefícios a Bragança, graças à partilha de experiências e conhecimentos entre as cidades da rede. A participação em reuniões transnacionais permitiu melhorar o PAI de Bragança, nomeadamente os principais objetivos do projeto, atividades e a avaliação do plano de trabalho. Destas reuniões surgiram várias questões fundamentais, como a necessidade de manter os membros mais próximos no desenvolvimento do plano de ação integrado; a compreensão do plano de ação integrado e do quadro de referência como principais produtos de cada cidade parceira; a importância de comunicar o plano de ação integrado aos cidadãos; e o facto de o plano de ação dever integrar diferentes níveis, sectores e ações (integração horizontal, vertical e territorial).

 

Saiba mais sobre Bragança através do produto digital final FYG: https://issuu.com/findyourgreatness/docs/find_your_greatness_e-book

 

Submetido por Liviu Stanciu a 18 de agosto de 2022

Submitted by Maria João Matos on 17/03/2023
author image

Maria João Matos

See all articles