Concurso para Redes de Transferência de Inovação: primeiras novidades!

Edited on 08/04/2024

URBACT Innovation Transfer Networks 2024

O programa URBACT IV recebeu 19 propostas de Redes de Transferência de Inovação oriundas 109 parceiros de 25 países europeus.

O concurso URBACT IV para Redes de Transferência de Inovação decorreu de 10 de janeiro a 20 de março de 2024, aceitando propostas de parcerias lideradas por cidades que tinham anteriormente implementado projetos das Ações Urbanas Inovadoras (Urban Innovative Actions, UIA). Recorde-se que duas cidades Portuguesas concluíram projetos UIA: Aveiro, desenvolveu o projeto AVEIRO STEAM CITY e Lisboa o projeto VoxPop. Cidades de toda a União Europeia, bem como da Noruega, da Suíça, da Albânia, da Bósnia e Herzegovina, do Montenegro, da Macedónia do Norte e da Sérvia, eram elegíveis para manifestar o seu interesse e juntar-se às propostas como Parceiros de Projeto.

Embora o processo de seleção esteja em curso, vejamos quem se candidatou e em que áreas temáticas.

As Redes de Transferência de Inovação em síntese

As Redes de Transferência de Inovação URBACT arrancarão oficialmente em setembro de 2024. Os parceiros irão trabalhar em conjunto durante mais de dois anos para compreender, adaptar e reutilizar as práticas inovadoras anteriormente financiadas no âmbito das Acções Urbanas Inovadoras.  Participarão em atividades de intercâmbio e aprendizagem, trabalharão com os Grupos Locais URBACT no desenvolvimento de Planos de Investimento para as suas cidades ("Planos de Continuidade", no caso dos Parceiros Principais) e beneficiarão de oportunidades de capacitação e conhecimento URBACT.

Principais temas e interesses por país

As principais áreas temáticas das propostas de projetos são "Emprego e competências na economia local" e "Pobreza urbana", com três candidaturas cada, seguidas de "Cultura e património cultural", "Transição digital" e "Segurança urbana", com duas propostas por tópico. A diversidade de temas não termina aqui, com outras candidaturas que vão desde a adaptação às alterações climáticas e ao ambiente até à habitação e à integração de migrantes e refugiados.

Em termos de cobertura geográfica das 19 candidaturas apresentadas, Portugal está representado por 15 parceiros, seguido de perto por Espanha e Itália, com 14 parceiros cada. A Grécia vem em quarto lugar, com 11 cidades candidatas. É importante mencionar que, para este convite, uma única parceria não pode ter mais do que um parceiro de projeto do mesmo país. Veja a repartição detalhada por país:

mapa

 

O que é que se segue?

Agora que o concurso para as Redes de Transferência de Inovação foi encerrado, o processo de seleção já começou. O Secretariado do URBACT já efetuou as verificações de elegibilidade e, em breve, o Painel de Avaliação Externa iniciará a avaliação das candidaturas.

As propostas avaliadas serão partilhadas para consideração pelo Comité de Monitorização URBACT IV, que irá selecionar pelo menos 10 Redes de Transferência de Inovação a 28 de junho de 2024.

As cidades da Ucrânia e da Moldávia poderão juntar-se às Redes de Transferência de Inovação aprovadas, na sequência de um concurso distinto aberto a cidades destes países, a ser publicado em junho de 2024.

Esteja atento ao website do URBACT para conhecer os resultados oficiais do convite. Entretanto, mantenha-se a par de outras oportunidades URBACT e subscreva a newsletter internacional do URBACT aqui!

 

Traduzido do original submetido pelo URBACT a 28/03/2024

Submitted by Maria João Matos on 01/04/2024
author image

Maria João Matos

See all articles