Balanço e cocriação de ações que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Edited on 02/08/2023

Visão geral

 

Quando a visão estiver definida e as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adaptadas localmente, tiverem sido identificadas e formuladas, é altura de iniciar a cocriação de ações. Na realidade esta etapa ocorre frequentemente em paralelo com a definição de metas.

Uma parte importante desta etapa é o balanço das iniciativas e ações existentes, tanto para compreender o que deve ser desenvolvido como o que já foi tentado, mas não funcionou bem no passado. É altura de fazer algumas perguntas aos colegas e às partes interessadas locais:

tabela

Com uma visão mais clara do que já foi feito, podem ser desenvolvidas propostas de ação que visem o maior impacto possível.

Planear ações

Depois de se escolherem e priorizarem as ações, o passo seguinte é a definição detalhada da respetiva implementação. A Caixa de Ferramentas URBACT fornece orientações úteis sobre os aspetos a considerar para que as ações fiquem prontas para serem implementadas. Isto inclui considerar os recursos necessários (financeiros e outros), quem irá liderar a ação, os parceiros que serão envolvidos, as atividades que serão realizadas para concretizar a ação, etc.

Assegurar uma abordagem integrada

 O Método URBACT, assim como a Agenda 2030, exige uma abordagem integrada ao planeamento das ações. As ações e os planos de ação devem ir além das dimensões únicas do desenvolvimento urbano e considerar os aspetos ambientais, sociais e económicos - as Pessoas, o Planeta, a Prosperidade, as Parcerias e a Paz da Agenda 2030. Deve também haver uma combinação adequada entre investimentos em ativos não corpóreos e investimentos em ativos corpóreos e ter em conta uma integração territorial mais alargada.

 

Exemplos em cidades

 

Reggio Emilia (Itália)

Reggio

 

 

 

 

 

 

A co-criação de ações para expandir a rede de caminhos urbanos e peri-urbanos (pedonais e ciclovias) para alcançar a mobilidade suave e promover estilos de vida mais saudáveis, contribuiu para vários ODS. Trata-se de ações integradas que equilibram as dimensões social e ambiental.

Heraklion´s (Creta, Grécia)

Heraclion

 

 

 

 

 

 

As ações de apoio às empresas locais, que contribuem para o ODS 12 (consumo e produção responsáveis), fazem parte da ambição mais vasta da cidade em promover a dieta cretense e o turismo sustentável, incluindo a formação de profissionais em matéria de prevenção e reciclagem de resíduos.

Pode saber mais sobre estes dois projetos aqui.

 

Ferramentas

 

Toolbox

            Quadro de ações para os ODS

 Grelha de avaliação da integração - edição ODS

          O Quadro de Ações

          Aperfeiçoamento do Quadro de Ações

 

Outros Recursos

 

       Kit de Aprendizagem de Objetivos Globais para as Cidades, Módulo 4: Construir um plano de ação integrado que  contribua para os ODS

 

Submitted by Maria João Matos on 02/08/2023
author image

Maria João Matos

See all articles