Redes URBACT: a procura por um parceiro perfeito

Edited on 19/02/2024

A group of people crossing the zebra crossing.

Como constituir uma parceria forte para uma Rede URBACT.

Ações Urbanas Inovadoras

 

Desde 2002, as Redes URBACT têm vindo a juntar cidades europeias para trocarem experiências e aprenderem umas com as outras e para desenvolverem e testarem soluções urbanas.

Olhando para as oportunidades passadas e futuras, somos confrontados com a velha questão: O que é que faz uma parceria forte? Analisámos as Redes URBACT, anteriores e atuais, para identificar pistas para a criação de parcerias URBACT, relacionadas com os requisitos de elegibilidade aplicáveis nos concursos para candidaturas a Redes URBACT.

A experiência de Redes URBACT

Em síntese, as Redes URBACT estão abertas a vilas, cidades, áreas metropolitanas, entidades intermunicipais, freguesias e outros organismos públicos equivalentes, tendo frequentemente uma duração de 2,5 anos e envolvendo parceiros de vários países diferentes.

O concurso do ano passado foi dedicado às Redes de Planeamento de Ação e será lançada uma nova ronda de candidaturas para o mesmo tipo de redes antes do final do programa. O concurso para Redes de Transferência de Inovação está aberto até 20 de março de 2024 e um concurso para Boas Práticas bem sucedidas decorrerá de 15 de abril a 30 de junho de 2024.

itn

Há algo de incrivelmente gratificante e motivador em estabelecer ligações com colegas de outras cidades da Europa empenhados em promover a mudança. Se olharmos para alguns exemplos recentes, estão a ser criados planos de mobilidade urbana sustentável na Letónia, Lituânia, Croácia, Polónia, Itália, Espanha e Eslovénia. Comunidades urbanas da Bulgária, Hungria, Eslovénia, Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Países Baixos e Bósnia-Herzegovina estão a restabelecer relações entre as cidades e a natureza. Outras Redes procuraram compreender por que razão as cidades mais pequenas são mais felizes, o acesso ao emprego por parte dos jovens urbanos, etc.

Obtenha as mais recentes informações sobre estas redes em artigos temáticos produzidos pelos peritos que as lideram!

 

Transferência de inovação: um novo tipo de parceria

Ao contrário de outros tipos de Redes URBACT, os Parceiros Líderes das Redes de Transferência de Inovação devem ter estado envolvidos em projetos financiados no âmbito da iniciativa Ações Urbanas Inovadoras (Urban Innovative Actions - UIA) entre 2016 e 2023.

Ao longo de 24 meses, a cidade com um projeto UIA irá transferir experiência e know-how para outras cidades seguindo três fases: Compreender, Adaptar, Preparar para a reutilização. Um dos principais resultados para cada cidade envolvida será um Plano de Investimento consistente.

ps

Informações adicionais sobre este novo concurso (incluindo requisitos de elegibilidade) podem ser encontradas nos Termos de Referência. Também preparámos um artigo sobre ideias de projetos para Rede de Transferência de Inovação identificadas através da Ferramenta de Pesquisa de Parceiros, juntamente com uma gravação da nossa sessão de informação online sobre como constitruir parcerias fortes.

 

A evolução e a transformação das Redes URBACT

Muitas cidades trabalharam em conjunto ao longo da evolução das Redes URBACT. Vale a pena fazer um balanço desta evolução, olhando para exemplos de Redes anteriores. Estes sucessos são um testemunho do Método URBACT - a sua capacidade de unir pessoas e comunidades - e da confiança e espírito de equipa desenvolvidos entre os parceiros.

No domínio da tecnologia e da transição digital, recordamos a Techtown e a TechRevolution, juntamente com um novo projeto, a TechRevolution 2.0. Do mesmo modo, a Rede original de Planeamento de Ação PROCURE transformou-se mais tarde na Rede de Transferência Making Spend Matter. Ambos os casos tinham muitas cidades em comum, incluindo as que atuavam como Parceiros Líder.

Noutros casos, um tema específico foi utilizado como um fio condutor e como uma ocasião para as cidades evoluírem e procurarem novas direções. Foi o caso da AGRI-URBAN, uma rede em que muitos parceiros avançaram para oportunidades do Horizonte 2020, enquanto outros parceiros desenvolveram uma Rede de Transferência URBACT, a BioCanteens, seguida de mais um novo projeto, a BioCanteens 2. Também vale a pena mencionar que o Parceiro Líder de ambas as redes BioCanteens, Mouans-Sartoux, uma pequena cidade francesa, era originalmente um Parceiro de Projeto da AGRI-URBAN, recém-chegado ao URBACT.

Algumas cidades continuaram a realizar o projeto Erasmus PART-Y em torno de serviços sensíveis ao género destinados à participação de jovens. Enquanto um parceiro de projeto da Rede de Implementação CREATIVE SPIRITS prosseguiu o seu projeto com financiamento das Ações Urbanas Inovadoras, os parceiros da Rede de Transferência Re-growCity lançaram um novo projeto com a EuroTowns. Mais recentemente, algumas das cidades da Rede de Planeamento de Ação SibDev viram aprovada a sua candidatura a um projeto Interreg Europe.

No passado, várias redes (ou partes de redes) trabalharam em conjunto em diferentes formas e dimensões, tanto dentro como fora do URBACT. Por exemplo, mais de 30% das cidades URBACT III candidataram-se ao Horizonte 2020 após a conclusão das suas Redes. A Rede original Electric Vehicles in Urban Europe (EVUE) alavancou os resultados num projeto de demonstração de vários milhões de euros.

 

talk

 

Antes de iniciar a sua procura de parceiro, atualize-se com as seguintes “dicas” testadas e comprovadas para uma parceria forte e duradoura...

1. Quanto mais, melhor

 Não existe uma "dimensão perfeita" para uma parceria, mas é preferível escolher mais do que o número mínimo de parceiros. Um parceiro pode desistir no último minuto ou juntar-se a outra proposta, não fornecer a Carta de Compromisso assinada a tempo, etc.  

Dica URBACT: Uma vez aprovada uma Rede URBACT e iniciadas as atividades, alguns parceiros podem revelar-se menos ativos do que o esperado. Por isso, desenvolver uma parceria com um número mínimo de parceiros é também arriscado se alguns deles se revelarem "parceiros adormecidos".

2. Confiar nos sinais

A confiança é um ingrediente fundamental em qualquer parceria. Uma vez identificado um potencial parceiro, é importante considerar, exatamente, o que ele procura numa parceria. Será dinheiro? Desenvolvimento profissional? A oportunidade de melhorar as abordagens participativas e integradas? Uma oportunidade para desenvolver um plano que tenha mais hipóteses de garantir fundos nacionais e da UE?  

Certifique-se de que os parceiros estão a candidatar-se ao fundo certo pelas razões certas. Tente detetar alguns potenciais sinais de alerta no interesse dos parceiros candidatos, por exemplo, se:

- Querem tornar-se uma cidade URBACT com o meu tema, independentemente da rede;

- Querem tornar-se uma cidade URBACT, embora não estejam equipados para lidar efetivamente com o tema e fazer a diferença a nível local,

- Estão mais interessados no orçamento do que no desafio político;

- São um político ambicioso sem qualquer compromisso da administração municipal mais alargada (incluindo pessoal autorizado a viajar, etc.);

- São um funcionário ambicioso sem o apoio de políticos que compreendam a importância do projeto. 

Outro bom indicador é a capacidade de reação de um potencial parceiro nas fases iniciais. Se tiverem de ser pressionados para fornecerem informações e contributos, talvez isso não seja um bom presságio.

 

BS

 

3.    Encontrar um equilíbrio (geográfico)

Em diferentes Redes URBACT, foram formadas parcerias de sucesso com cidades de diferentes dimensões, de diferentes contextos regionais, em diferentes fases de desenvolvimento. De facto, a aprendizagem mútua não vai numa única direção, de parceiros "bem desenvolvidos" para "menos desenvolvidos". Há sempre ideias interessantes a descobrir, através do intercâmbio entre pares e das visitas aos locais, que promovem a reflexão e o pensamento inovador. O que importa é demonstrar claramente a razão de ser do trabalho nesta formação, que os parceiros têm um interesse partilhado no desafio comum e que o estabeleceram em conjunto antes de apresentarem a candidatura.

Dependendo do tipo de rede, os requisitos de elegibilidade podem mudar (por isso, verifique sempre os Termos de Referência de cada concurso).

4.    Verificar as direcções (partilhadas)

Para além do número e da localização, procurar a coerência e a complementaridade no que diz respeito às necessidades, expectativas e potenciais contributos dos parceiros.

Não aceite novos parceiros numa base de "quem chega primeiro, primeiro se avia". Reserve algum tempo para falar com as pessoas relevantes de uma cidade candidata a parceiro antes de decidir sobre a lista final de parceiros. Tente evitar cidades que contactam através de consultores - isto pode ser uma indicação de que a cidade não tem verdadeiro interesse e/ou capacidade para se tornar um parceiro empenhado e ativo.

De acordo com a nossa experiência, um elemento vital de uma parceria produtiva é um interesse e uma necessidade genuinamente partilhados em torno de um determinado desafio, seja ele a mobilidade, a transição digital ou qualquer outro. Cada parceiro também precisa de se comprometer a envolver-se verdadeiramente em todos os elementos do Programa URBACT. Isto significa uma participação plena em todas as reuniões, abertura e honestidade, bem como vontade e entusiasmo para completar as tarefas relacionadas e apoiar os outros.  Significa aprender sobre o Método URBACT, desenvolver a capacidade local e integrar os temas transversais do URBACT - digital, verde e igualdade de género - na elaboração de políticas.

5.    Respeitar

Um pouco de respeito pode ser muito importante quando se trata de parcerias - seja respeitando os prazos ou o roteiro proposto pela rede.

Uma parceria bem-sucedida não toma atalhos. Isto significa refletir sobre o tempo e o esforço que serão necessários ao longo do período de 2,5 anos. Os parceiros da cidade podem afetar o tipo certo de recursos necessários? São capazes de encontrar o nível de financiamento correspondente? Podem atribuir ou contratar o pessoal certo para desempenhar as funções do projeto local? Dispõem de uma equipa financeira capaz de elaborar atempadamente os relatórios e de compreender o controlo de auditoria? Estão preparados para criar e dirigir o grupo local e incentivar as partes interessadas locais a envolverem-se tanto a nível local como transnacional?

6.    A experiência não é tudo

Nem todas as cidades na Europa tiveram a oportunidade de participar numa Rede URBACT e experimentar a "jornada de aprendizagem URBACT". Assim, o princípio orientador do URBACT é assegurar a participação de um número máximo de cidades nas Redes URBACT. O URBACT procura particularmente apoiar as cidades que são novas no programa, ou seja, a cidade não foi parceira no URBACT II ou III. É importante considerar todos estes elementos ao selecionar os parceiros sem sacrificar a qualidade e a relevância da proposta de projeto.

7. Por último, mas não menos importante: tirar partido de ferramentas e recursos URBACT

Não tem a certeza de onde poderá encontrar candidatos adequados? A resposta fácil está na Ferramenta de Procura de Parceiros URBACT. Para tirar o máximo partido desta ferramenta, é necessário saber o que se procura... e isso depende do concurso. 

Embora a plataforma possa desencadear muitos intercâmbios e permitir que as pessoas tenham um primeiro contacto com outras, estamos conscientes de que muitas parcerias são feitas offline. Os eventos URBACT - nomeadamente, os EU City Labs e os City Festivals - são uma excelente forma de entrar em contacto com outras cidades e conhecer novos pares. O próximo URBACT City Festival terá lugar de 8 a 10 de abril de 2025 numa cidade polaca, e será a ocasião perfeita para encontrar parceiros para o concurso para Redes de Transferência (que será também lançado em abril de 2025).

Outra maneira de obter uma visão geral de outras propostas e oportunidades é contactar os Pontos URBACT Nacionais. Estes são basicamente os embaixadores do programa, que representam o URBACT e comunicam regularmente sobre o mesmo utilizando as línguas locais. Para divulgar mais informações sobre o convite, têm estado a organizar Infodays Nacionais, tanto presenciais como online, nos quais as cidades podem participar.

 


 

Interessado em tornar-se parceiro de projeto numa Rede de Transferência de Inovação? Encontre algumas ligações úteis para os principais documentos (Termos de Referência, Guia de Candidatura, Manual do Programa) e para a infografia do concurso aqui (na secção "Documentos").

Se quiser saber mais sobre os projetos e os parceiros das futuras Redes de Transferência de Inovação, leia este artigo e assista à nossa sessão de informação online sobre como constituir uma parceria sólida no contexto do concurso para Redes de Transferência de Inovação. Também oferecemos uma série de outros webinars e materiais diferentes. 

Em todo o caso, o Secretariado URBACT encontra-se disponível para ajudar em itn@urbact.eu. Embora não seja possível fornecer um serviço ativo de matchmaking, existem vários recursos para ajudar ao longo do processo de candidatura.

 

Traduzido do original submetido pelo URBACT a 31/01/2024

Submitted by Maria João Matos on 19/02/2024
author image

Maria João Matos

See all articles