Parceiros portugueses das novas redes URBACT reunidos

Edited on 07/07/2023

Reunião

No dia 5 de julho, os parceiros nacionais das novas Redes de Planeamento de Ação URBACT estiveram reunidos online, pela primeira vez, com os membros do Grupo de Ligação URBACT Portugal, numa sessão promovida pelo Ponto URBACT Nacional (NUP), em que todos puderam conhecer-se e saber mais sobre a disponibilidade deste Grupo para apoiar as cidades e vilas envolvidas nas redes.

A reunião contou com a presença de mais de 50 participantes, tendo estado representados todos os 28 parceiros nacionais em redes URBACT. Das 30 redes selecionadas, 26 têm parceiros portugueses, sendo que duas destas contam com dois parceiros nacionais. Cinco entidades parceiras integram mais do que uma rede, sendo que três destas entidades são líderes de rede.

A sessão teve início com a apresentação dos representantes de cada entidade integrante do Grupo de Ligação URBACT. Integram este Grupo o Ponto URBACT Nacional (NUP) - sediado na Direção-Geral do Território(DGT) -, o Gabinete da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e as entidades regionais com parceiros em redes URBACT, designadamente: as Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, do Alentejo, do Centro, de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte; a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas da Madeira.

 

Reuniao_participantes

 

Seguiram-se breves apresentações dos parceiros, que explicaram o tema de cada uma das redes a que pertencem. Depois, o NUP facultou algumas informações relevantes para o trabalho dos parceiros, tais como as próximas datas importantes e o tipo de apoios que as entidades integrantes do Grupo de Ligação podem prestar. Neste contexto, o Município do Fundão partilhou a sua experiência de estreita colaboração com a CCDR Centro no âmbito do URBACT.

Foi ainda referido, pela Direção-Geral do Território, o objetivo de alargar o Grupo de Ligação, integrando novas entidades nacionais, de modo a apoiar as cidades e vilas no âmbito de outros projetos europeus, com ênfase na colaboração entre o programa URBACT e a Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative – EUI).

A reunião terminou com um espaço para perguntas e respostas, em que os membros do Grupo de Ligação reiteraram a sua disponibilidade para apoiar as cidades e vilas URBACT.

Proximamente, os parceiros das redes e os NUP de cada país irão participar na Universidade URBACT, em Malmo, na Suécia, de 28 a 30 de agosto. Saiba mais sobre este evento de capacitação aqui.

UU_Malmo

 

 

 

Submitted by Maria João Matos on 07/07/2023
author image

Maria João Matos

See all articles