Plano de Ação Integrado: Famalicão

Edited on 05/04/2023

Famalicao

Parte do projeto Resourceful Cities prevê a criação, pelas cidades parceiras, de um Plano de Ação Integrado (Integrated Action Plan - IAP). A ideia por detrás deste plano é manter o movimento criado durante o projeto e elaborar planos para o futuro das atividades da economia circular local. Este é o IAP de Famalicão.

As cidades e áreas urbanas têm uma responsabilidade acrescida nesta matéria. Estima-se que, até 2050, cerca de dois terços da população mundial viva numa cidade (Fundação Ellen MacArthur). A população urbana irá consumir cerca de 75% de todos os recursos naturais disponíveis, produzir aproximadamente 50% de todos os resíduos e representar 60% de todas as emissões de gases com efeito de estufa. Portanto, para ter as cidades envolvidas, nunca foi tão importante a introdução de mudanças positivas e escolhas mais sustentáveis nas suas respetivas comunidades.

Famalicão tem procurado ativamente estimular o desenvolvimento de um modelo de economia circular através de uma abordagem multissetorial, promovendo ao mesmo tempo a implementação de novos projetos orientados para práticas de produção e consumo locais mais sustentáveis. A adesão à rede URBACT Resourceful Cities representa uma excelente oportunidade para repensar, planear e implementar uma estratégia integrada para a economia circular, permitindo ao mesmo tempo um acesso mais fácil aos conhecimentos relativos aos últimos desenvolvimentos sobre o tema e ao apoio de outras cidades parceiras.

 

Foi criado um Plano de Ação Integrado para disponibilizar orientações para o futuro circular de Famalicão. Pode ler o IAP completo aqui.

 

Texto da autoria de Amy Jansen, publicado a 25 de agosto de 2022

Submitted by Maria João Matos on 16/12/2022
author image

Maria João Matos

See all articles