No dia 4 de março, o Ponto URBACT Nacional levou a cabo a Maratona das Transferências, um Evento Nacional de Partilha que juntou os 17 parceiros portugueses num evento online, em que experiências e resultados da sua participação em Redes de Transferência URBACT foram partilhados entre todos e com a audiência
A maratona foi uma oportunidade para os parceiros apresentarem, a nível nacional e regional, aquilo que aprenderam no trabalho realizado com os seus pares europeus e de chegarem a mais cidades com o exemplo da transferência das suas boas práticas. Foi, ainda, o momento de vivenciarem os sucessos e dificuldades por que passaram e proporem soluções. O evento contou com cerca de 300 inscrições, entre técnicos da administração local, agentes urbanos, investigadores e membros dos Grupos Locais URBACT (ULG) dos projetos em apreço.
Os peritos URBACT Maria João Rauch e Miguel Sousa conduziram virtualmente uma viagem através do país ao encontro dos parceiros que, através dos seus vídeos animados e participação em mesas redondas temáticas, foram os players principais desta maratona organizada em 4 sessões que cobrem os 5 tópicos URBACT no desenvolvimento urbano sustentável: 1. Ambiente; 2. Inclusão; 3. Governança e 4. Desenvolvimento Urbano Físico & Economia.
Cada sessão temática teve a duração de uma hora. O moderador começou por fazer uma introdução ao tema, chamando a atenção da audiência para o trabalho desenvolvido pelas cidades durante a implementação dos projetos, a que se seguiu um vídeo com momentos únicos da sua participação nas redes. Tratou-se de uma fantástica ilustração do trabalho realizado e dos expressivos resultados alcançados, partilhados pela vasta comunidade de cidades que participaram no evento.
Vamos então saber o
que os peritos têm para nos dizer sobre o decurso das sessões.