Concurso para Redes de Planeamento de Ação: primeiros resultados

Edited on 10/04/2023

Call for Action Planning Networks - first findings - COVER

Já foram divulgados os primeiros resultados do concurso para Redes de Planeamento de Ação do URBACT IV.

No âmbito do seu primeiro concurso, cujo período de candidaturas encerrou a 31 de março, o Programa URBACT recebeu 52 propostas para redes num total de 482 parceiros individuais de 25 países da UE e de 5 países beneficiários do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA).

Destaca-se o elevado número de parceiros portugueses a concurso, totalizando 44 parceiros distribuídos por dezenas de candidaturas, colocando o nosso país em terceiro lugar depois de Itália, com 54 parceiros a concurso e Espanha, com 51. Também é de salientar o número de candidaturas em que o Parceiro Líder é português, num total de 7, em segunda posição depois de Itália, com 12.

As parcerias foram constituídas em grande parte através da utilização da ferramenta de procura de parceiros, que foi disponibilizada no website do URBACT: de um total de 52 candidaturas a redes, 42 foram publicadas nesta ferramenta. Desta vez, de entre os tópicos mais populares encontravam-se: a mobilidade, a água, a alimentação, o turismo, a habitação e a cultura.

Foram publicadas 123 ideias de projeto; foram enviadas 1812 manifestações de interesse; 68 935 pessoas visitaram a plataforma.

Relativamente aos URBACT Infodays, nacionais ou regionais, destinados a divulgar e informar as partes interessadas sobre o concurso, foram realizados 46 em 27 países, ao longo de 3 meses. O URBACT Infoday Portugal teve lugar na Amadora, no dia 2 de fevereiro, tendo contado com mais de 90 participantes oriundos de todo o país.

A verificação de elegibilidade está agora a decorrer. A aprovação das redes será anunciada a 31 de maio de 2023.

Entretanto, mantenha-se atualizado subscrevendo a newsletter do Fórum das Cidades, que divulga todas as notícias do URBACT Portugal.

Veja a página interativa com os primeiros resultados aqui.

 

Subscreva aqui a newsletter

Submitted by Maria João Matos on 10/04/2023
author image

Maria João Matos

See all articles