URBACT Infoday 2023 na Amadora. Oportunidade para as cidades portuguesas participarem em redes europeias

Error message

To log in to this site, your browser must accept cookies from the domain urbact.eu.

Edited on 05/04/2023

Infoday_Amadora

Os Recreios da Amadora receberam o URBACT Infoday Portugal 2023, no passado dia 2 de fevereiro, promovido pelo Ponto URBACT Nacional, através da Direção-Geral do Território, em parceria com a Câmara Municipal da Amadora. Este evento, dirigido sobretudo, mas não exclusivamente, aos municípios, teve como objetivo principal divulgar informação sobre o primeiro concurso para Redes de Planeamento de Ação do programa URBACT IV.

 

 

O URBACT Infoday Portugal 2023 destinou-se a promover, junto dos potenciais parceiros nacionais, o primeiro concurso do programa URBACT IV para Redes de Planeamento de Ação. Teve lugar nos Recreios da Amadora, espaço cultural de referência na cidade da Amadora e gentilmente cedido por este município. O auditório dos Recreios acolheu mais de noventa participantes de todo o país, na sua maioria representantes de entidades interessadas em saber mais sobre o novo concurso para Redes de Planeamento de Ação, incluindo parceiros de anteriores redes URBACT e municípios que pretendem participar pela primeira vez numa rede. O evento contou ainda com a presença de representantes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (designadamente, as CCDR Norte, Centro, Algarve e Lisboa e Vale do Tejo), da Agência para o Desenvolvimento e Coesão e da Direção-Geral do Território, entidades que integram o Grupo de Ligação URBACT nacional. Também estiveram presentes outras partes interessadas, tais como associações sem fins lucrativos, investigadores e peritos na área do desenvolvimento urbano sustentável.

rumorless

O evento teve início com a projeção de um vídeo sobre o projeto Rumourless Cities, rede URBACT de transferência de uma boa prática da Amadora, liderada por este município, que juntou seis cidades europeias com o objetivo comum de prevenir a discriminação e promover a inclusão, através da transformação de perceções e comportamentos.

Infoday_VicePresidente
Vice-Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vitor Ferreira

Seguiram-se as boas-vindas pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vitor Ferreira, que agradeceu a presença de todos e salientou a oportunidade que constitui para os municípios poderem participar nas novas redes de Planeamento de Ação do URBACT IV. Comentou ainda o vídeo apresentado na abertura, realçando a importância de combater os estigmas associados a alguns lugares.

Infoday_subdir
Subdiretora-Geral do Território, Ana Seixas

A Subdiretora-Geral do Território, Ana Seixas, tomou depois a palavra para agradecer às entidades presentes e referir a importância do URBACT como programa de partilha de experiências e cocriação. Falou ainda da relevância, para a capacitação dos municípios, da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), inspirada no programa URBACT.

Maria João Matos, coordenadora do Ponto URBACT Nacional, apresentou o programa URBACT IV, correspondente ao período 2021-2027, que se caracteriza pela continuidade em relação ao ciclo anterior, com algumas novidades, que foram destacadas. Entre as novidades, salientou-se a participação de países do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão à União Europeia (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia), mas também a adoção de um novo tipo de rede de cidades - o Mecanismo de Transferência de Inovação - em conjunto com a European Urban Initiative, com a qual o URBACT irá colaborar de perto em vários aspetos. Outra novidade é o reforço do enfoque das redes URBACT em três prioridades da Política de Coesão: a transição verde, a transição digital e a inclusão na perspetiva de género.

infoday_mesa

O momento subsequente foi preenchido com uma mesa redonda, moderada por Alexandra Almeida, da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo, que contou com a participação de António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, e Tiago Guadalupe, do Município de Loulé. Falaram da sua experiência na participação em redes URBACT, designadamente as redes Vital Cities e Healthy Cities, no caso de Loulé, e Tourism Friendly Cities, no caso de Braga. Houve ainda espaço para responder a perguntas colocadas pela plateia.

Foi depois a vez de Dina Moreira e Rute Gonçalves apresentarem os projetos URBACT em que o Município da Amadora participou, com destaque para as redes Arrival Cities e Rumourless Cities. Salientaram os benefícios da experiência URBACT para a Amadora no âmbito das políticas locais de integração.

infoday_amadora-redes

Após uma pausa para café, servido no Salão Nobre dos Recreios da Amadora, a segunda parte do Infoday foi dedicada mais diretamente ao novo concurso para Redes de Planeamento de Ação e à partilha de informações que poderão ajudar as entidades candidatas. Iniciou-se esta parte do evento com a apresentação, pelos membros do ponto de contacto URBACT Maria José Efigénio e Maria João Matos, dos aspetos essenciais dos Termos de Referência do concurso.

Seguiram-se as apresentações de duas representantes de entidades que lideraram redes URBACT: Micaela Gil, do Município do Fundão, e Vera Lopes, da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. A primeira deu sugestões para a preparação uma boa candidatura e a segunda centrou-se em como proceder para escolher os melhores parceiros de rede. No final desta sessão, abriu-se o debate e os participantes puderam colocar questões às quatro oradoras.

Infoday_final

O Infoday foi encerrado com uma mensagem em vídeo da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, gravada para o efeito.

O número de participantes no Infoday na Amadora tornou evidente o interesse no programa URBACT, por parte de cada vez mais municípios. Paralelamente mantém-se o interesse dos parceiros em anteriores redes URBACT, que partilham a sua experiência com entusiasmo e, em muitos casos, preparam agora candidaturas em temáticas novas.

 infoday_SE

Veja ou reveja a informação apresentada no URBACT Infoday da Amadora:

-        O URBACT IV – apresentação Ponto URBACT Portugal

-        O concurso para Redes de Planeamento de Ação – apresentação Ponto URBACT Portugal

 

Pode ainda encontrar toda a informação relativa ao concurso aqui.

 

Submitted by Maria João Matos on 01/03/2023
author image

Maria João Matos

See all articles