EU City Lab sobre Contratação Pública para uma Alimentação mais Local, Sazonal e Sustentável

Edited on 03/04/2024

cl_liege

J[u]nte-se a nós para o EU City Lab sobre Sistemas Alimentares Locais #2 do URBACT e da Iniciativa Urbana Europeia (EUI), em Liège (BE), a 29 e 30 de maio, para saber como a contratação pública se pode tornar uma forma de alavancar sistemas alimentares locais mais sustentáveis.

O EU City Lab sobre Sistemas de Alimentação Local #2 é um evento de partilha de conhecimentos coorganizado pelo URBACT e pela Iniciativa Urbana Europeia (EUI), com o apoio do município anfitrião de Liège (Bélgica). Terá lugar de 29 a 30 de maio de 2024.

O evento centrar-se-á na Contratação Pública para uma Alimentação mais Local, Sazonal e Sustentável. Através de debates e partilha de conhecimento, sessões temáticas, "walkshops" e atividades de grupo, o evento visa explorar o modo como os contratos públicos podem alavancar a transição para a sustentabilidade dos sistemas alimentares locais nas cidades europeias.

Este City Lab é uma oportunidade única para:

 

- Descobrir como Liège conseguiu aprender com os seus pares e adotar novas Boas Práticas no domínio da restauração escolar colectiva, como parte da Rede de Transferência URBACT BioCanteens#2.

- Descobrir as abordagens experimentadas por outras cidades da UE para promover os contratos públicos para alavancar a sustentabilidade dos sistemas alimentares locais.

- Visitar locais em Liège e troque impressões com os habitantes locais sobre a sustentabilidade alimentar em toda a cidade, acções de envolvimento dos cidadãos e comunidades de aprendizagem.

- Melhorar a sua compreensão do panorama da UE em torno dos sistemas alimentares locais.

- Levar para casa lições inspiradoras e ferramentas concretas para estimular a transformação na sua cidade

O evento reunirá representantes de cidades e peritos em política urbana de toda a Europa que trabalham na transição ecológica dos sistemas alimentares locais. 

Registe-se agora para se juntar a nós em Liège!

 ... e fique atento ao programa do evento e a mais informações práticas para preparar a sua participação.

O evento de Liège é o segundo de uma série de três EU City Labs sobre Sistemas Alimentares Locais:

- O EU City Lab #1 sobre Mudança de Hábitos para um Sistema Alimentar Saudável e Sustentável teve lugar em Mouans-Sartoux, França, a 21-22 de março de 2024.

- O local e a data do EU City Lab #3 sobre o uso sustentável do solo para o sector agroalimentar serão anunciados em breve.

 

Programa preliminar (descarregar aqui)

agenda

Traduzido do original publicado pelo Secretariado URBACT a 02/04/2024

Submitted by Maria João Matos on 03/04/2024
author image

Maria João Matos

See all articles