O URBACT foi ao Encontro dos Municípios do Alentejo

Edited on 07/04/2025

A convite do Programa Regional Alentejo 2030, o Ponto URBACT Nacional partilhou as oportunidades URBACT no Encontro para o Desenvolvimento Urbano Sustentável no Alentejo, em Montemor-o-Novo, no dia 2 de abril de 2025

O evento, organizado com a colaboração da Direção-Geral do Território (DGT) e o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria. O objetivo foi criar um espaço para debater oportunidades de financiamento europeias e nacionais dedicadas ao desenvolvimento urbano sustentável. 

A DGT apresentou, às dezenas de participantes que acorreram ao avento - entre decisores e técnicos das autoridades urbanas da região, representantes das Comunidades Intermunicipais do Alentejo e especialistas no tema -, os programas e iniciativas em que está envolvida, entre os quais o URBACT, programa de que esta Direção-Geral é ponto de contacto nacional.

Após a sessão de abertura, pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, pela Subdiretora da Direção-Geral do Território, Ana Seixas, e pelo Vogal Executivo do Programa Regional Alentejo 2030, Tiago Teotónio Pereira, a manhã foi dedicada às oportunidades europeias para os municípios.

 

             

 

Neste âmbito, Maria João Matos, da DGT e coordenadora do Ponto URBACT Nacional, introduziu o Programa URBACT, explicou a sua importância no contexto nacional e apresentou as próximas oportunidades do URBACT IV para as cidades e vilas, destacando o Concurso para Redes de Transferência, aberto a candidaturas entre 1 de abril e 30 de junho.

Às apresentações de oportunidades europeias, seguiu-se uma mesa-redonda em que representantes de autoridades urbanas e comunidades intermunicipais debateram as suas experiências na participação em iniciativas e programas europeus, tais como o URBACT, a Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e a Missão Cidades do Horizonte Europa. Moderada por Susana Matos, do Programa Regional Alentejo 2030, esta mesa contou com representantes de dois municípios da região participantes em redes URBACT: Carlos Janeiro e Miguel Serra, da Câmara Municipal de Serpa - parceira da Rede de Transferência de Inovação Hydro-Heritage Cities -, e Rosinda Pimenta, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mértola - parceira da rede U.R. Impact e galardoada com o selo “Boa Prática URBACT” pelo projeto À Noite no Mercado. Participaram ainda, neste painel, Goreti Margalha, da Câmara Municipal de Beja, e Fernando Romba, 1.º Secretário da Comunidade Intermunicipal do Baixo-Alentejo (CIMBAL).

                                             

 

A parte da tarde foi dedicada à Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), iniciativa esta inspirada pelo URBACT, financiada pelo Fundo Ambiental e promovida pela DGT. Maria José Efigénio, desta entidade e membro do Ponto URBACT Nacional, apresentou a InC2, cuja segunda edição já foi lançada.

Seguiu-se uma mesa-redonda com representantes de municípios do Alentejo parceiros de redes de cidades na primeira edição da InC2, que refletiram sobre a iniciativa e a sua participação na mesma.

Submitted by on 07/04/2025
author image

Maria José Efigénio

See all articles