Veja o vídeo do Campus
As cidades e vilas participantes
O Centro de Educação Ambiental, cedido pelo Município de Torres Vedras, foi o local escolhido para o evento, proporcionando as condições ideais para este tipo de encontro, de caráter informal, no âmbito do URBACT, um Programa Europeu de Cooperação Territorial que promove o desenvolvimento urbano integrado e sustentável nas cidades europeias através da aprendizagem e troca de experiências.
Este evento contou com a presença de 37 representantes de cidades e vilas de todas as regiões de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira. Todos os parceiros das 25 Redes de Planeamento de Ação (Action Planning Networks – APN) URBACT em curso, que incluem participação nacional, estiveram presentes, designadamente:
ARCHETHICS - Vila Nova de Cerveira
Beyond the Urban - Machico + Santa Maria da Feira
BiodiverCity - Laboratório da Paisagem, Guimarães
Breaking Isolation - Pombal
Cities@Heart (C@H) - Associação Quadrilátero Urbano
Cities After Dark (CAD) – Braga (parceiro líder de rede)
COPE - Pombal
Cities for Sustainability Governance (CSG) - Braga
DIGI-INCLUSION - Torres Vedras
Econnecting - CIM Viseu Dão Lafões
EcoCore - Santo Tirso
FEMACT-Cities- CIM Região de Coimbra
GenProcure - Vila Nova de Famalicão (parceiro líder de rede)
GreenPlace - Vila Nova de Poiares
In4Green - Vila Nova de Famalicão
One Health 4 Cities - Loulé
LET’S GO CIRCULAR! - Guimarães + Lisboa E-Nova
METACITY – Fundão (parceiro líder de rede)
Re-Gen - Vila do Conde
Remote-IT - Câmara de Lobos
Residents of the Future - Mangualde
S.M.ALL - Associação Quadrilátero Urbano
TechDiversity - Amarante
UR-IMPACT - Mértola
WELDI - Fundão
Os parceiros destas redes trabalham para o desenvolvimento urbano sustentável dos seus territórios, abordando temáticas tão diversas como o património construído, o isolamento social, as questões de género, a economia circular, só para citar alguns exemplos
O Campus Nacional teve como objetivo a promover o reforço de competências dos participantes para finalização dos Planos de Ação Integrados (Integrated Action Plans – IAP) e dotar os parceiros de métodos e ferramentas que possam ajudar a preparar e planear a implementação dos respetivos Planos. Estes dois dias de formação intensiva e troca de experiências foram conduzidos pelos peritos URBACT Maria João Rauch e Miguel Sousa.
O Ponto Urbact Nacional (National URBACT Point – NUP), sediado na DGT, colaborou ativamente na organização do Campus através da escolha do local, do envolvimento do Município de Torres Vedras e dos parceiros, assim como da ligação com as entidades potencialmente financiadoras, assegurando a sua presença no evento.
As sessões do Campus
No primeiro dia, através de sessões expositivas alternadas com sessões interativas, os participantes puderam melhorar competências para concluir com sucesso os seus Planos de Ação Integrados e desenvolver uma estratégia de financiamento para a implementação dos mesmos.
Neste âmbito, realizam-se exercícios de capacitação com o foco na operacionalização dos Planos de Ação e em manter uma abordagem integrada e participativa aquando da sua implementação. Os parceiros também partilharam algumas experiências, assim como expectativas para a fases de conclusão dos Planos de Ação e respetiva implementação.
O segundo dia, o mais esperado por todos, contou com uma intervenção da Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, que salientou o impacto positivo do URBACT no Município, que já participou, no âmbito deste programa, em várias redes transnacionais de cidades e vilas.
Os parceiros das redes tiveram depois a oportunidade de conversar com representantes de potenciais financiadores das ações previstas nos seus Planos de Ação. Este bloco decorreu num formato de mesas organizadas em torno de cada representante onde os parceiros, num sistema rotativo e em contacto direto, puderam apresentar os seus projetos e dúvidas e conhecer as oportunidades para a obtenção de recursos financeiros.
Nas rondas de contactos com os parceiros estiveram presentes relevantes representantes de entidades gestoras de programas de financiamento, nacionais e europeus:
Margarida Oliveira, Ponto de Contacto para a Missão Cidades do Horizonte Europa e o Novo Bauhaus Europeu na Agência Nacional de Inovação (ANI)
Pedro Serrão, responsável pelo apoio aos parceiros URBACT nas questões financeiras no Núcleo de Cooperação Territorial da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C)
Marta Magalhães e Gonçalo Crisóstomo, Ponto de Contacto Urbano Nacional para a Iniciativa Urbana Europeia (EUI), DGT
Helena Loureiro, Coordenadora da equipa de ativação do Portugal Inovação Social na Estrutura de Missão Portugal Inovação Social
Pedro Batista, Ponto de contacto para o LIFE, no Subprograma "Mitigação e Adaptação às alterações climáticas" do Programa LIFE e Chefe de divisão na Agência Portuguesa do Ambiente
Rui Veloso, Diretor Coordenador da Direção de Competitividade das Empresas no Turismo de Portugal, I.P.
Ana Catarina Pinheiro, Diretora dos Serviços de Gestão do Fundo Ambienta na Secretaria-Geral do Ambiente
Humberto Cerqueira, Vogal Executivo da Autoridade de Gestão do Programa Regional do Norte (NORTE 2030)
Luís Filipe, Vogal Executivo da Autoridade de Gestão do Programa Regional Centro (CENTRO 2030)
Tiago Pereira, Vogal Executivo da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo (ALENTEJO 2030)
A tarde foi dedicada ao Mural do Clima (Climate Fresk), um jogo didático que promove a consciencialização sobre as alterações climáticas e as medidas de mitigação que podem estar ao nosso alcance. Esta sessão alertou os parceiros para a importância de considerarem os impactos das suas ações ao nível ambiental, esperando-se que assim integrem nos seus Planos de Ação abordagens mais promotoras da Transição Verde.
A realização do Campus representou uma oportunidade para os parceiros das redes desenvolverem competências e conhecerem oportunidades de financiamento que possam apoiar a implementação das ações previstas nos seus Planos. Também permitiu o contacto e a interação entre os participantes, potenciando futuros projetos em conjunto.