Descubra a cidade de Nicósia, anfitriã do URBACT City Festival 2026

Edited on 16/02/2026

Praça Eleftherias, Nicosia, cidade anfitriã do URBACT City Festival 2026.

Uma vista ensolarada da Praça Eleftherias, com pessoas a passear por uma praça moderna, em pedra curvilínea, arborizada e com fontes pouco profundas.

Atualize os seus conhecimentos sobre a história de Nicósia e descubra o que está reservado para a edição de 2026 deste evento marcante do URBACT.

A capital de Chipre, Nicósia (ou Lefkosia em grego), receberá mais de 500 representantes municipais de 31 de março a 1 de abril de 2026 para o UUBACT City Festival 2026. Este ano, os participantes irão descobrir temas urbanos através das experiências de cidades europeias envolvidas em 30 Redes URBACT de Planeamento de Ação.

Para além das sessões do programa, a cidade de Nicósia tem muitas histórias para partilhar. Atualize os seus conhecimentos sobre a história de Nicósia e descubra o que está reservado para a edição de 2026 deste evento marcante do URBACT.

Uma história que molda a identidade urbana contemporânea

 

Como capital mais meridional da Europa, Nicósia é uma cidade moldada por milénios de história, formada por séculos de coexistência com diversas culturas, religiões e tradições.  Ao longo dos tempos, a identidade da cidade sofreu a influência de diferentes culturas, começando pelos gregos micénicos, passando pelos períodos helenístico, bizantino e franco, até aos administradores venezianos (1489-1571), governadores otomanos (1571-1878) e autoridades coloniais britânicas (1878-1960). Em resultado, a paisagem urbana mistura templos gregos, muralhas venezianas, igrejas bizantinas, arquitetura otomana, edifícios de estilo colonial britânico e edifícios contemporâneos, criando uma paisagem urbana onde a tradição e a modernidade convivem lado a lado.

Em 1960, Nicósia tornou-se a capital da República de Chipre, cuja constituição se baseava na cooperação das duas comunidades da ilha, a grega (80%) e a turca (18%). Em dezembro de 1963, confrontos entre cipriotas gregos e cipriotas turcos resultaram na divisão de Nicósia em bairros turcos e gregos, separados pela chamada Linha Verde. A invasão militar da Turquia a Chipre em 20 de julho de 1974 e a ocupação ilegal turca da parte norte da ilha ampliaram a Linha Verde e a tornaram intransitável, fazendo de Nicósia a última capital dividida do mundo.

Para além do seu significado histórico, Nicósia desempenha um papel central na definição da agenda urbana de Chipre, posicionando-se como um laboratório de inovação em matéria de governação, educação e indústrias criativas. Universidades, start-ups e iniciativas cívicas contribuem para um ambiente urbano dinâmico que vai além da história antiga da cidade. 

Nos últimos anos, a cidade reforçou o seu envolvimento no ecossistema europeu, incluindo o programa URBACT, participando ativamente em intercâmbios, redes e formações que exploram o crescimento inclusivo, o desenvolvimento sustentável e o planeamento liderado pela comunidade.

A Rede URBACT de Planeamento de Ação Cities After Dark, da qual Nicósia é parceira, centra-se na economia noturna. Através desta rede, Nicósia reforçou o compromisso da cidade em repensar o funcionamento dos espaços urbanos para além do horário tradicional, promovendo a segurança, a criatividade e a vitalidade social após o anoitecer.

 

     

  Nicosia After Dark. Créditos: Simone d´Antonio e Andriy Pavlovsky.

_________________________________________________________________________________________________________________________

 

Um cenário único para o URBACT City Festival

 

A organização do URBACT City Festival 2026 assinala um marco importante na jornada do URBACT em Chipre. «Espera-se que Nicósia não seja apenas um local e uma cidade anfitriã, mas um estudo de caso vivo, estimulando discussões sobre planeamento integrado e resiliência urbana em contextos fronteiriços, insulares e periféricos», afirma Christiana Sizinou, Direção de Fundos Europeus, Ministério do Interior, representante nacional do Comité de Acompanhamento do URBACT.

Durante os dois dias do Festival, Nicósia irá destacar o seu papel como um laboratório urbano dinâmico para a inovação e o intercâmbio cultural. Igualmente importante, o ambiente urbano vibrante e adaptável da cidade será apresentado através dos dois locais públicos do Festival. Para começar, a Praça Eleftheria (Liberdade) redesenhada pela arquiteta de renome mundial Zaha Hadid e cofinanciada pelo Fundo Europeu Estrutural e de Investimento, é um marco urbano impressionante que reaproxima a histórica cidade murada com o seu ambiente moderno através de um design arrojado e fluido. Outro local do URBACT City Festival é o Antigo Estádio GSP, um antigo estádio de futebol que foi transformado numa praça urbana com áreas verdes e espaços para recreação e estacionamento, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Juntos, estes espaços modernos incorporam a energia, acessibilidade e abertura de Nicósia, tornando a cidade um cenário ideal para celebrar a cultura urbana, a inovação e a comunidade.

Prala Eleftheria. Créditos: Andriy Pavlovsky.

 

 

Por dentro do URBACT City Festival 2026: ideias, ações locais e intercâmbios

 

Seguindo o programa do evento, o Festival reunirá funcionários municipais, especialistas urbanos, autoridades eleitas e representantes de autoridades regionais, nacionais e europeias para partilhar experiências, inspirar-se mutuamente e construir novas colaborações. Segundo Christiana, «espera-se que o Festival vá além da apresentação de boas práticas e se concentre mais no que funcionou, no que não funcionou e no que deve mudar na governação e no financiamento urbanos da UE».

 

Ações locais e oportunidades de networking

 

No centro do Festival está a celebração de 273 ações locais desenvolvidas por cidades envolvidas em 30 Redes URBACT de Planeamento de Ação, apresentando soluções urbanas do mundo real. Estas histórias de impacto local serão apresentadas ao longo do programa e, em 12 sessões temáticas dedicadas, constituirão a base para a aprendizagem e o diálogo entre pares.

Um dos destaques da edição deste ano será a exposição ao ar livre e o mercado na praça Eleftheria, que será aberto ao público em geral (pela primeira vez), onde os visitantes poderão explorar soluções urbanas num ambiente acessível e informal.

O Festival também servirá como plataforma de lançamento p ara o próximo concurso para redes do URBACT, dando aos participantes uma primeira visão de futuras oportunidades de financiamento e a oportunidade de construir parcerias através de sessões dedicadas ao networking.

Créditos: Simone d´Antonio.

 

Um passeio pela paisagem urbana histórica e contemporânea de Nicósia

 

Este ano, os participantes terão oito opções diferentes para descobrir Nicósia. Eis o que podem esperar das visitas guiadas à cidade (no dia 1 de abril):

1. Projetos financiados pela UE na prática: uma visão exclusiva dos projetos da Política de Coesão da UE

2. Nicósia da perspetiva de um urbanista: um passeio de bicicleta pelo centro da cidade e pela cidade velha, destacando o potencial de ligar ciclovias e vias pedonais ao coração comercial e histórico da cidade 

3. HerStory: passeio pela história feminina: uma exploração das ruas, monumentos e edifícios da cidade, enquanto descobre as mulheres que os moldaram

4. Caminhada por uma Nicósia unida: uma reflexão sobre a vida numa Nicósia unificada no século XX, através de marcos significativos do Plano Diretor de Nicósia

5. De um passado multicultural a um futuro intercultural: um passeio por bairros menos conhecidos, os seus habitantes, costumes e organizações, estimulando ligações comunitárias e a compreensão intercultural dentro da cidade murada

6. Passeio pela arquitetura: uma descoberta de designs modernos e fortificações históricas, enquanto é guiado pelo rico património urbano da cidade

7. Passeio pela cidade amuralhada de Nicósia: um passeio pelas muralhas venezianas e portões históricos até à Praça Eleftheria e à Linha Verde, terminando na Antiga Câmara Municipal com uma foto na escultura de vidro «Poeta»

8. Visita ao museu da cidade: uma introdução aos tesouros culturais da cidade através das suas instituições históricas e culturais, incluindo o Museu Municipal Leventis e o Museu da Moeda Cipriota do Banco de Chipre.

 

Fique atento para mais relatos e histórias da cidade de Nicósia...

 

O URBACT City Festival 2026 em Nicósia será um momento partilhado de conhecimentos práticos, troca de experiências entre pares e energia renovada para levar ideias de volta para casa e transformá-las em ações locais. Será também uma oportunidade para obter atualizações da comunidade URBACT, incluindo o próximo concurso para redes URBACT.

Siga-nos em todos os canais do URBACT e subscreva a nossa newsletter para participar na conversa sobre o Festival!

Quer saber mais sobre o envolvimento de Chipre no URBACT e na política urbana sustentável da UE? Leia o artigo sobre a Presidência cipriota do Conselho da UE.

 

 Traduzido do original submetido pelo URBACT em 05/02/2026

 

Submitted by on 13/02/2026
author image

Maria José Efigénio

See all articles