Este ano, o URBACT chegou a novas cidades, práticas e conhecimentos especializados em áreas temáticas chave. O URBACT solidificou as suas parcerias com outras iniciativas e programas da UE e garantiu que as vozes das cidades fossem consideradas nas discussões de política aos níveis da UE e regional.
Para assinalar o final de 2024, vamos saber mais sobre estas realizações através das pessoas envolvidas... pelas suas próprias palavras!
Dois concursos inspiraram novas Redes e Boas Práticas
No primeiro semestre de 2024, o URBACT lançou dois concursos abertos a candidaturas - um para criar parcerias para a transferência de ações inovadoras e outro para identificar práticas integradas, participativas e com impacto nas cidades europeias.
Após um processo de avaliação exaustivo, 10 Redes de Transferência de Inovação, incluindo 61 parceiros de 19 países, arrancaram em setembro. Estas redes associaram-se para adaptar e reutilizar projetos concluídos de Ações Urbanas Inovadoras (Urban Innovative Actions, UIA) nos domínios da pobreza urbana, da segurança urbana, da cultura e do património cultural, entre outros.
Clémentine Gravier, Chefe de Unidade, Redes e Capacitação.
“Um dos pontos altos de 2024 para mim foi a reunião de arranque das Redes de Transferência de Inovação. A dinâmica foi fantástica! Fiquei muito satisfeita por ver todos os parceiros reunidos em Paris, a conhecerem-se uns aos outros e a começarem a construir uma comunidade URBACT cada vez maior.”
Em outubro, o URBACT anunciou os resultados do Concurso de Boas Práticas. De entre 249 candidaturas, 116 práticas integradas, participativas e com impacto estão prontas para serem transferidas para centenas de cidades europeias através de Redes de Transferência, a partir de 2025.
Em 2025, haverá mais atualizações sobre o trabalho das Redes de Transferência de Inovação e sobre os galardoados com as Boas Práticas. Visite o website URBACT para ficar a par e participar.
Jenny Koutsomarkou, Chefe de Unidade, Conhecimento e Comunicação.
“Um dos meus pontos altos foi sem dúvida o momento em que o nosso Comité de Monitorização URBACT aprovou por unanimidade as Boas Práticas URBACT a 29 de outubro. Fiquei muito feliz e entusiasmada! Agora temos 116 novas práticas prontas para serem transferidas para centenas de cidades europeias através de Redes de Transferência a partir de 2025. É uma alegria ver o nosso trabalho tomar forma para algo maior, a colaboração das cidades para futuros urbanos mais sustentáveis.”
Quatro épocas de City Labs da UE
O URBACT e a Iniciativa Urbana Europeia (European Urban Initiative, EUI) mantiveram-se ocupados com quatro City Labs da UE em 2024. Os Laboratórios deste ano centraram-se em dois temas críticos: os sistemas alimentares locais e a transição energética.
Mouans-Sartoux (FR) acolheu o primeiro evento do ano sobre a mudança de hábitos alimentares. Seguiu-se Liège (BE), que explorou o potencial da contratação pública para sistemas alimentares acessíveis e sustentáveis nas cidades. Milão (IT) abordou o evento de um ângulo diferente: estratégias sustentáveis de utilização dos solos. O último City Lab da UE de 2024 teve lugar em Bucareste (RO), em torno de uma das 116 Boas Práticas URBACT recentemente selecionadas, centrando-se nos mecanismos e ferramentas de financiamento disponíveis para a transição energética nas cidades.
Camilla Chiappini, Responsável pela Comunicação e Conhecimento.
“O meu ponto alto de 2024 tem de ser os City Labs da UE! Os Laboratórios deste ano reuniram diversas partes interessadas para construir comunidades mais resilientes, mas, mais importante ainda, criaram ligações humanas e partilharam experiências que eu e toda a comunidade URBACT iremos sempre acarinhar.”
Veja as cinco lições transversais aprendidas sobre sistemas alimentares sustentáveis integrados e as conclusões fundamentais para financiar a transição energética na sua cidade. Fique a par dos próximos City Labsda UE aqui.
Os tutoriais sobre compras públicas de alimentos aplicam os conhecimentos na prática
O URBACT lançou uma série de tutoriais em vídeo sobre contratação pública estratégica para compra de alimentos, capitalizando o trabalho anterior do URBACT sobre contratação pública e as discussões durante os City Labs da UE. A série de cinco partes acompanha as cidades ao longo do ciclo de contratação, partilhando dicas e listas de verificação para a tomada de decisões estratégicas relacionadas com a contratação. Os tutoriais são também complementados por três estudos de caso (Liège, Região de Bruxelas-Capital e Milão).
Explore os tutoriais em vídeo sobre contratos públicos e temas relacionados através do Knowledge Hub do URBACT sobre alimentação.
Redes de Planeamento de Ação participam nos URBACT Campus 2024
Com base no legado da Universidade URBACT, foi desenvolvida uma série de eventos nacionais, os Campus, para apoiar as cidades envolvidas nas 30 Redes de Planeamento de Ação. Cada URBACT Campus centrou-se na conceção e implementação de Planos de Ação Integrados e facilitou a identificação de recursos de financiamento adequados para implementar estes planos.
Até dezembro, foram realizados 18 URBACT Campus, reunindo mais de 350 parceiros de rede de 28 países.
Maria Laura Mitra, Responsável de Projeto, Unidade de Redes e Capacitação.
“O meu ponto alto foi viajar por 18 países ao longo das últimas 8 semanas, reunindo mais de 350 representantes de cidades! Sinto-me extremamente inspirada pelas cidades que se reuniram para aperfeiçoar os seus Planos de Ação Integrados e garantir que os seus planos são cuidados e robustos para se tornarem realidades tangíveis.”
A cada Rede de Planeamento de Ação é dedicada uma página web, onde pode saber mais sobre as suas abordagens transversais a uma série de desafios urbanos locais. Pode também procurar outras Redes URBACT.
Cidades dos Balcãs Ocidentais a caminho de se tornarem pioneiras
Em 2024, o URBACT acolheu cidades de países que beneficiam do Instrumento de Assistência de Pré-Adesão (IPA) (especificamente, Albânia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia). Atualmente, 20 cidades dos países IPA estão envolvidas nas Redes URBACT em curso.
Em novembro, o URBACT anunciou um programa de aprendizagem personalizado para as cidades dos Balcãs Ocidentais. O programa URBACT Pioneers Accelerator irá convidar cerca de 20 cidades para uma viagem de 18 meses com o objetivo de desenvolver ferramentas e abordagens para testar soluções sustentáveis para desafios urbanos específicos nos Balcãs Ocidentais.
Kristijan Radočić, Responsável de Desenvolvimento do Programa Estratégico.
“Tive a honra de ajudar a desenvolver um programa de aprendizagem para que as cidades dos Balcãs Ocidentais pudessem experimentar o valor acrescentado da cooperação europeia. Tendo laços pessoais com a região, estou ciente de que - apesar dos complicados desafios políticos e socioeconómicos - existe grande potencial e talento!”
O programa Pioneers Accelerator está atualmente a receber candidaturas até 22 de janeiro.
URBACT merece destaque na consulta às partes interessadas do INTERREG 2024
De março a junho, o URBACT juntou-se à consulta do INTERREG sobre a futura política de coesão (pós-2027) através da realização de um inquérito, a nível do programa, sobre as necessidades de desenvolvimento urbano sustentável das cidades.
Destacaram-se algumas respostas. Por exemplo, a capacitação dos cidadãos e a cooperação das partes interessadas foram identificadas como um valor acrescentado do URBACT. A capacidade das cidades para melhorar a participação dos cidadãos e as competências de cocriação, para capacitar as mulheres e os jovens e para desenvolver e envolver os Grupos Locais URBACT (URBACT Local Groups, ULG) também foram vistas como condições prévias para o desenvolvimento urbano sustentável.
Durante os workshops de consulta, o URBACT também aproveitou a oportunidade para ouvir os jovens sobre a “cidade dos seus sonhos”.
Margit Tuennemann, Responsável de Política
“O meu destaque pessoal foi a consulta URBACT sobre o futuro do INTERREG e da política de coesão. De Bucareste a Barcelona, da Estónia à Eslovénia, conseguimos mobilizar mais de 500 pessoas para partilharem as suas opiniões sobre o futuro da cooperação urbana.”
Leia o relatório completo do URBACT para conhecer as principais conclusões e recomendações apresentadas ao Comité de Monitorização URBACT e à Comissão Europeia.
A pensar em 2025: O URBACT está a apostar nas Boas Práticas
Com um novo ano vêm novas resoluções e práticas. O URBACT está a levar esta ideia à letra, fazendo de 2025 o ano das Boas Práticas.
Comece bem o seu ano no URBACT City Festival em Wrocław (PL), de 8 a 10 de abril, onde as 116 práticas recém-premiadas irão subir ao palco. Inscreva-se agora e descubra o que mais pode esperar.
O URBACT City Festival irá também lançar o próximo concurso para Redes de Transferência que estará aberto até junho de 2025. Algumas das Boas Práticas URBACT serão transferidas para outras cidades europeias graças a estas novas redes, de outubro de 2025 até ao final de 2027.
Teofil Gherca, Diretor do Programa URBACT.
“Em 2025, daremos as boas-vindas a 25 novas Redes URBACT e diversificaremos ainda mais as nossas atividades de capacitação e de partilha de conhecimento. Serão também tomadas medidas adicionais para simplificar e facilitar a cooperação entre beneficiários e parceiros.”
Fique de olho na URBACT Toolbox. Serão reveladas novas ferramentas, incluindo uma ferramenta de financiamento da energia para ajudar as cidades a apresentar propostas bem-sucedidas a nível local, regional e da UE.
Haverá também muitas oportunidades para a capacitação e a troca de conhecimentos.
Após o processo de consulta, o URBACT espera contribuir para os debates e trabalhos em curso relacionados com o futuro da Política de Coesão da UE, especialmente sobre o papel das cidades e os benefícios da Cooperação Territorial Europeia.
Traduzido do original em inglês, submetido por urbactsecretariat@gmail.com a 18/12/2024