Encontro de Parceiros Nacionais URBACT 2025 junta mais de 60 participantes

Edited on 02/12/2025

Nos dias 18 e 19 de novembro, as Termas de São Pedro do Sul acolheram o Encontro de Parceiros Nacionais URBACT 2025, evento promovido pela Direção-Geral do Território (DGT), enquanto Ponto URBACT Nacional, em colaboração com a CIM Viseu Dão Lafões e o Município de São Pedro do Sul. Destinou-se a todos os parceiros nacionais das redes URBACT ativas, parceiros estes que abrangem municípios e suas associações, assim como outras autoridades urbanas.

O Encontro

 

O Encontro de Parceiros Nacionais URBACT 2025 decorreu no território da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, no âmbito do URBACT, Programa Europeu de Cooperação Territorial que promove o desenvolvimento urbano integrado e sustentável nas cidades europeias através da aprendizagem e troca de experiências.

Este Encontropromovido pela Direção-Geral do Território (DGT), enquanto Ponto URBACT Nacional (National URBACT Point – NUP), em colaboração com a CIM Viseu Dão Lafões - que é entidade parceira na Rede URBACT Econnecting - e o Município de São Pedro do Sul, contou com a participação de cerca de 60 representantes de cidades e vilas de várias regiões de Portugal continental e da Região Autónoma da Madeira. 

Este evento teve dois objetivos específicos: promover a capacitação dos parceiros para a comunicação dos seus projetos; dar a conhecer oportunidades de financiamento para a implementação das ações previstas nos planos realizados no âmbito das redes URBACT. Paralelamente, serviu também para criar ou reforçar os laços entre os membros da comunidade URBACT em Portugal, que inclui não apenas os parceiros das redes, mas também as autoridades regionais, a Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C) e o próprio Ponto URBACT Nacional, que procuram acompanhar os parceiros ao longo do trabalho em rede até, muitas vezes, após a sua conclusão.

O Encontro contou ainda com a participação do jornalista Ruben Martins e de representantes de entidades potencialmente financiadoras. Salienta-se ainda a participação de autarcas nas sessões do Encontro, os Presidentes de Câmara de Alcanena e de Machico, bem como uma Vereadora de São Pedro do Sul.

 

 

 

As visitas

 

O primeiro dia do Encontro iniciou-se após o almoço, tendo esta tarde solarenga sido dedicada a visitas a boas práticas no território da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Neste âmbito, houve a oportunidade de conhecer variados projetos e intervenções, designadamente:

  • O Projeto LIFE NIEBLAS, no Monte do Castelo, em Vouzela, focado na melhoria de áreas degradadas através do reflorestamento, utilizando vegetação endémica e testando a eficiência de diferentes tipos de sistemas de irrigação e recolha de água, nomeadamente através de coletores de nevoeiro.

     

  • O Projeto URBACT Econnecting, que se centra no desenvolvimento de hubs de transporte integrando soluções de mobilidade sustentável (transporte regular, transporte flexível e bikesharing), de modo a conectar as zonas urbanas e rurais, promovendo ainda a meios de transporte mais sustentáveis. Neste contexto, foi visitado o Centro Intermodal de Transportes de São Pedro do Sul, onde se apresentaram as iniciativas Ir-e-Vir - sistema de transporte flexível a pedido da região Viseu Dão Lafões, premiado com o selo de Boa Prática URBACT em 2025, cuja transferência para outras cidades europeias está a decorrer através de uma Rede de Transferência URBACT, liderada por esta CIM -, BORA! -  sistema de bicicletas partilhadas da região Viseu Dão Lafões, MOBI Viseu Dão Lafões - sistema de mobilidade da região, com cerca 4400 paragens.

     

Houve ainda tempo para conhecer o Parque Urbano das Nogueiras, em São Pedro do Sul, vasto espaço verde localizado no centro da vila, junto ao Centro Intermodal de transportes, dotado de diversos equipamentos de apoio.

     

 

A sessão de capacitação para a comunicação

 

As sessões em sala deste Encontro decorreram ao longo do segundo dia, no Balneário Rainha Dona Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul. A manhã iniciou-se com uma breve introdução ao programa do Evento, pelo Ponto URBACT Naciona, seguindo-se a sessão de capacitação para a comunicação, pelo jornalista e professor na área da Comunicação Ruben Martins.

 

O jornalista Ruben Martins

 

De carácter informal, seguindo o espírito do URBACT, esta sessão teve três momentos: a exposição de Ruben Martins sobre como comunicar os projetos para diferentes públicos e plataformas; uma conversa animada entre o jornalista e os participantes; o trabalho em pequenos grupos na realização de planos de comunicação para alguns dos projetos das Redes de Planeamento de Ação, que irão concluir os trabalhos no final deste ano.

O trabalho em grupo

 

Na sequência da apresentação, por cada grupo, dos seus resultados, houve novamente a oportunidade para debater as propostas, para partilhar receios e propor soluções, entre todos os presentes.

 

Boas vindas e encontro com financiadores

 

Após o almoço volante, servido no local, tiveram lugar as boas-vindas oficiais, pelos Representantes das entidades envolvidas na organização do Encontro, e já com a presença das entidades potencialmente financiadoras dos planos realizados pelos parceiros em redes URBACT.

Deram as boas-vindas o Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Nuno Almeida, o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, e a Subdiretora da Direção-Geral do Território, Ana Seixas, que é membro integrante do Comité de Monitorização do URBACT, órgão que reúne representantes dos Estados Membros e que toma decisões no âmbito da gestão deste programa.

O Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, a Subdiretora da Direção-Geral do Território,                                                                                                                                   Ana Seixas, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul, Nuno Almeida.

 

Todos referiram os benefícios da participação das autoridades urbanas em redes URBACT, com o Vice-Presidentes de São Pedro do Sul a destacar a importância dos fundos europeus para realizar os projetos de municípios de pequena ou média dimensões, como o seu, enquanto o secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões o impacto do programa URBACT na inovação urbana e na governança pública, ajudando a encontrar soluções para os problemas e tendo um efeito multiplicador, destacando a experiência muito positiva da participação na rede Econnecting. Por fim, a Subdiretora Geral do Território salientou que os bons resultados se devem sobretudo ao empenho das autoridades urbanas que neste programa participam, tendo ainda agradecido a presença dos representantes de entidades e programas financiadores.

Seguiu-se o encontro com potenciais financiadores, durante o qual os parceiros das redes tiveram a oportunidade de conversar com representantes das entidades, ou pontos de contacto de iniciativas e programas, potencialmente financiadoras de apoio à implementação de projetos previstos dos planos realizados no âmbito das redes URBACT. Esta sessão decorreu num formato de mesas organizadas em torno de cada representante, onde os parceiros, num sistema rotativo e em contacto direto, puderam apresentar os seus projetos e dúvidas e conhecer as oportunidades para a obtenção de recursos financeiros.

Nas rondas de contactos com os parceiros, estiveram presentes representantes de entidades gestoras de programas de financiamento, nacionais e europeus, nomeadamente

  • Agência Nacional de Inovação (ANI): Cristiana Leandro e Flávio Soares, Ponto de Contacto Nacional para a Missão Cidades do Horizonte Europa e para o Novo Bauhaus Europeu;

  • Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C): Pedro Serrão, responsável pelo apoio aos parceiros URBACT nas questões financeiras, Núcleo de Cooperação Territorial;

  • COMPETE 2030: Ana Centeno e Ana Ramos, representantes do programa;
  • Iniciativa Urbana Europeia (EUI), DGT: Marta Magalhães (ccord.) e Gonçalo Crisóstomo, Ponto de Contacto Urbano nacional;

  • PESSOAS 2030: Raquel Soares, Secretária Técnica da Unidade de Gestão de Projetos da Inclusão e Serviços.

  • Portugal Inovação Social (INOV Social): Helena Loureiro, Coordenadora da equipa de ativação do Portugal Inovação Social;

  • Programa LIFE – subprograma “Economia Circular e Qualidade de Vida”: Ana Margarida Santos, Ponto de Contacto Nacional, Agência Portuguesa do Ambiente (APA);
  • Programa Regional Centro 2030: Bernardo Campos, Secretário Técnico;
  • Turismo de Portugal: Gonçalo Domingos, do Departamento de Avaliação de Projetos;

 

O Ponto URBACT Nacional encerrou o Encontro, informando sobre as próximas atividades e destacando a importância da participação dos parceiros no URBACT City Festival, em Nicósia, de 31 de março a 1 de abril de 2026, aberto à participação de todas as autoridades urbanas.

 

Parceiros URBACT no Encontro

 

De entre as 53 participações de parceiros nacionais em redes URBACT em curso, estiveram representadas 43, nomeadamente:

21 parceiros em Redes de Planeamento de Ação (Action Planning Networks – APN)
5 parceiros em Redes de Transferência de Inovação (Inovation Transfer Network-ITN)
17 parceiros em Redes de Transferência (Transfer Network-TN)
  • Comings and Goings - CIM Viseu Dão Lafões
  • ENTREPRENEURSHIP + ACADEMY - Albergaria-a-velha
  • Human Power Hub - Bragahabit
  • OLYMPICS4ALL - Vila Nova de Cerveira
  • RESTART@URBACT - Idanha-a-Nova
  • SHIFT-R - Fundão
  • SIT FLEXI - CIM Região de Coimbra
  • UNIDAS4EU - CIM do Tâmega e Sousa
  • CALL - Accessible City for ALL - Associação de Municípios Quadrilátero Urbano
  • CivicHeritage/Repurposing heritage for citizens - Alcanena
  • COMITY - Valongo
  • Eat4Climate - Idanha-a-Nova
  • Network4Work - Lousada
  • P.A.R.K.S. - Valongo
  • ReDAN - Alcanena
  • SPARΚ | Sustainable Procurement Advancing Resilient Knowledge, Pombal
  • STCYSL - Torres Vedras

Os parceiros destas redes trabalham para o desenvolvimento urbano sustentável dos seus territórios, abordando temáticas tão diversas como o património construído, o isolamento social, as questões de género, a economia circular, citando apenas alguns exemplos.

 

Em Síntese

 

O Encontro cumpriu os objetivos propostos: representou uma oportunidade para os parceiros das redes desenvolverem competências na área da comunicação e conhecerem oportunidades de financiamento que possam apoiar a implementação das ações previstas nos seus Planos. Também permitiu o contacto e a interação entre os participantes, potenciando futuros projetos em conjunto.

As primeiras reações dos participantes foram muito positivas, o que encoraja à realização de outros eventos do mesmo tipo, para apoiar as autoridades urbanas nacionais na prossecução do desenvolvimento urbano sustentável. 

Veja aqui as apresentações

 

Autoria: Maria João Matos e Maria José Efigénio

 

Submitted by on 24/11/2025
author image

Maria João Matos

See all articles